Tuesday, November 07, 2006

Aveleira ou Avelaneira ?


Avelãs de Ambom fica a cerca de dez minutos de distância da cidade da Guarda e possui 70 habitantes. “Se ganharmos um melhor acesso à cidade, com as negociações que estão em curso e as reivindicações, [a venda dos lotes] pode ser mais um atractivo para algumas pessoas construírem casa numa aldeia tranquila, com todas as condições, que fica próxima da cidade e com bons acessos para todo o lado, para Trancoso, Celorico da Beira, Pinhel e Guarda”, observa Luís Figueiró.
Quanto a outros projectos, a Associação Para a Promoção Social, Cultural e Ambiental apresentou uma candidatura ao programa PARES do Ministério do Trabalho e da Solidariedade para reconstruir a antiga Casa Paroquial e instalar um Centro de Dia, e a AVELANA – Associação Florestal da Serra da Lomba, pretende criar uma equipa de sapadores florestais. A antiga Escola Primária, que está fechada há cinco anos, poderá vir a ser aproveitada para fins sociais e culturais. (Entrevista ao Jornal da Guarda)
A casca e as folhas da Aveleira ou Avelaneira têm as seguintes aplicações:

Tónico do sistema venoso, favorece o retorno do sangue ao coração. A decocção de casca e folhas, ingerida em chá ou aplicada em compressas é recomendada em cassos de varizes, flebite e hemorróidas, por ser vasoconstritor. É útil nas feridas de difícil cicatrização, tendo efeitos sedativos e anti-inflamatório.
Os Amentilhos (espigas florais) e o seu pólen, colhidos na Primavera são depurativos e febrifugos pelo que se utilizam em casos de gripe ou constipação e em casos de obesidade para depurar o organismo e provocar perda de peso.
As avelãs são ricas em calorias e substancias nutritivas, devendo mastigar-se bem. Têm efeito hipertensor, fazendo subir ligeiramente a pressão arterial.
O Óleo de Avelãs é adstringente e recomenda-se para peles gordurosas e acne.
Dioscórides (sec I a.C) recomendava as avelãs para doenças respiratórias; Santa Hildegarda aconselhava-as contra a impotência masculina; Mattioli, médico ilustre do séc XVI, aplicava-as em loção, trituradas e misturadas com banha de urso, para fazer crescer o cabelo…

(in Enciclopédia das Plantas Medicinais)

12 comments:

António Rosa said...

E eu que ando a sonhar mudar-me para o Oeste. Estas fotos e texto deixa-me mesmo bem

pintoribeiro said...

Boa tarde e haja avelãs. Seja de aveleira, ou não. Abraço.

canela_e_jasmim said...

Aveleira ou avelaneira, o que é certo é que as avelãs são excelentes, além de bonitas.
beijo grande
amiga

greentea said...

pelos vistos as avelas e as aveleiras tem largas aplicaç~~oes em muitas areas!!!

Vou ja comprar avelas.

avelana said...

este e um lugar bem calmo , com muitas avelaneiras a volta, carvalhos, castanheiros, amendoeiras , vinha...e muitas outras coisas com pedras q nos falam de hist´´oria...
devias gostar de conhecer.
um beijo para ti

avelana said...

pintoribeiro

come a vontade, tem cuidado com a tensao arterial...

avelana said...

assim e canela; obrigada pela visita

avelana said...

claro , desde tempos ancestrais que sao conhecidos os seus efeitos terapeuticos.
bjinhos

António Rosa said...

Uma ferramenta útil:

http://blogsearch.google.com

É o Google especalizado para blogues.
Basta escrevermos o endereço electrónico do nosso blogue.

A Cor do Mar said...

Primeiro, o Antonio fez-me sorrir com o seu comment:))))
Agora das avelãs .. nao sabia tantas propriedades que continham, que bom :) e a Aldeia deve ser magnifica ...
Beijinhos Avelana **

Xica said...

Eu adoro avelãs. É dos meus frutos secos favoritos. E não sabia que tinham tantas aplicações.
Beijitos.

Rosario Andrade said...

Bom dia!
...Ahhhhh!efeito hipertensor... deve ser por isso que tenho sempre desejos de avelas. A minha tensao anda sempre muito por baixo, o que no Verao me causa grandes transtornos.
Algumas pessoas nao resistem a chocolate, que eu nao aprecio de todo. No entanto, nao resisto a avelas, amendoas e frutos tropicais.
Excelente post!
Bjico ancho!