Friday, March 23, 2007

Projecto Árvore KAKI

Promovido pela Fundação Kaki Tree, sedeada no Japão, este projecto consiste na plantação de árvores kaki (diospireiros) por todo o planeta, árvores essas que são uma segunda geração descendente de uma ávore bombardeada durante o desastre nuclear que se abateu sobre Nagasaki, no dia 9 de Agosto de 1945.
Nesse sentido, uma das árvores kaki foi enviada do Japão para o Porto e será plantada nos Jardins do Palácio de Cristal, no dia 21 de Março, Dia da Árvore, numa sessão presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e pelo vereador do Pelouro do Ambiente.
Com este trabalho de divulgação do projecto e destas árvores por todo o mundo, pretende-se incentivar a criação artística em torno do simbolismo que estas árvores representam enquanto sinal de vida que surge após as tragédias, como a que assolou a cidade de Nagasaki, no final da II Guerra Mundial.
Saiba mais AQUI


10 comments:

sa.ra said...

Há um pomar de kakis nesta blogoesfera!!!!!
:)
Há mesmo!!!

Feliz primavera!
Tem um excelente fim-de-semana!

Pandora said...

Já uma vêz plantei uma, mas morreu.
Acho que não se deu bem comigo.

Hanah said...

Legal essa informação...

Mais tudo tem haver de certo com o solo e condições climáticas

Lembrar do simbolismo é sempre uma benção ao plantar, colher e consumir...


Boa primavera para todos ai em Portugal...


abraços

Hanah

kurika said...

Adoro diospiros.

Beijinhos

Tozé Franco said...

Gosto muito das árvores pois acho-as bonitas mas, infelizmente não aprecio os frutos.
Vale pelo simbolismo e pela beleza das árvoes.
Bom Domingo.

amigona said...

Adoooooooooooooro diospiros!!!! Beijo...

al cardoso said...

Antigamente havia varios diospireiros pela minha regiao, era bonito quando as arvores ja nao tinham folha, ve-las cobertas desses frutos alanranjados e tao saborosos, o unico problema e que quando se comiam nemos maduros ficava a "boca grossa" como dizia a nossa gente!

E uma das arvores que tenciono plantar no meu quintal.

Um abraco do Al d'Algodres.

Pandora said...

Bom dia Avelana.

asn said...

Olha o diospiro! Kaki, não sabia que se chamava assim.
Bela iniciativa. O diospiro é um fruto de que eu gosto muito. Tanto assim que tenho um plantado no meu jardim. Todos os anos me tem presenteado com belíssimas e saborosas peças!
Há dois anos é que não foi ano nada bom...não chegaram a amoderecer como deve ser por causa dumas chuvas que cairam fora de tempo.
Bj e bom trabalho
António

Hanah said...

Boa Páscoa querida....


More Blesses