Saturday, October 28, 2006

zebras na serra






Zebras na Serra
No Domingo , quando fomos á Serra da Estrela, parámos no Sabugueiro para comprar um queijito e um pão de centeio.
Ao olhar para todas aquelas peles de animais penduradas, é claro que lá estavam as raposas misturadas com casacos de pele de borrego. Mortas para satisfazer a vaidade humana, porque elas nem servem para comer.
Mas o que me chamou mais a atenção foram umas peles pequenas, misturadas com as peles de cabra (daquelas que vendem para tapetes) e do mesmo tamanho, mas estas eram ás riscas pretas e brancas.
Bem, não querendo acreditar no que via, acabei por perguntar que animal era aquele do tamanho das cabras. Responderam-me que eram ZEBRAS pequeninas.
Será possivel?
Já não chega roubar o pêlo de raposas, chinchilas, martas, focas, etc, etc, etc...
Agora também atacam as Zebras bebés?
Pensei que os produtos de artesanato de cada região fossem os produzidos nessa região e não importados, ou será que já há "rebanhos" de Zebras na Serra?
De qualquer das formas, isso não se faz.
Até posso concordar com os casacos de borrego, porque eles são consumidos, e o pêlo aproveita-se. Mas os outros animais estão a ser criados e mortos selvaticamente apenas para o nosso luxo.

Deixo o apelo para que esta situação seja revista pelos responsáveis do turismo da Estrela, caso contrário, num futuro breve, vamos encontrar também peles de tigre, mãos de gorila e chifres de rinoceronte, entre outros artigos animais com pouca dignidade.

Pouco digno também é, a tradição de vender cães da serra bebés dentro de gaiolas sem condições (ao frio, ao vento, e também ao calor). Todas as lojas têm uma á porta.
Será que ninguem repara que aquelas criaturas pequeninas, são seres vivos?
Será que alguém ainda acredita que aqueles cães são verdadeiros Serras da Estrela? Se tomarmos atenção, aquelas pessoas não gostam dos seus cães. Eles andam sujos, deambulando pela rua, e misturando-se com outros rafeiros que por ali tambem há.
Não podemos negar que são cães da serra, pois eles nasceram lá, mas os seus genes... enfim.

Bem tenham uma boa semana http://bonecosdepano.blogspot.com/


PANDORA

5 comments:

Maria Cristina Amorim said...

Obrigado pelo post.

Estas coisas é sempre bom divulgar, quantas mais pessoas souberem, melhor.
Se ninguem comprar estes artigos, então as lojas não as encomendam, e por conseguinte não era preciso matá-los.
Quanto aos cachorros, é pena vê-los ali naquelas condições, até porque quem os leva, descobre que levou gato por lebre e acaba por os abandonar. E a nossa linda raça fica cada vêz mais mal cuidada.

Obrigado também pelo convite. Não sei se poderei ir mas vou tentar.

Beijos e um bom fim de semana.

greentea said...

zebras na serra ? uma verdadeira delicia - nao sei como depois conseguem dormir comum tapete desses no quarto ...
Quanto aos cachorros...nem tenho palavras porque se fossem verdadeiros cachorros Serra da Estrela nao estavam decerto as portas dentro de uma gaiola para serem vendidos...
Infelizmente , muitos desses desgraçados tem um final pouco feliz abandonados em qualquer ruela ao anoitecer. Aqui perto de mim andam dois muito meigos e simpaticos , a cao vai-se safando porque come primeiro que a cadela, essa come os restos porque ele e bem maior q ela e vale-lhes que ainda ha maos amigas q lhe s fazem uma festa e lhes vao dando de comer...

isabel said...

Avelana, ja tinha tentado entrar no teu blog mas não consegui...vim através do da Kalinka, onde vi as peças lindas que vendes.

Fiquei chocada com o que contaste sobre os animais na Serra...

Uma boa semana para ti. Bjs

Xica said...

Avelana.
Adorei ler este teu texto. Pensei q só eu me sentia assim revoltada qd via os pequeninos ao frio dentro das gaiolas, quais produtos em exposição. Sentia um aperto só me apetecia tirá-los a todos dali. Confesso q em relação às peles nunca reparei, pois nem p as outras costumo olhar.
Quanto aos produtos há-des reparar nas etiquetas (se lá vierem) quase nada é feito em Portugal e muito menos na vossa região, a tanto precisa por causa da desertificação.
Também eu hoje postei sobre peles se quiseres lá dar um salto acho q te vai interessar.
Beijitos.

Tat Wam Asi said...

Incrivel. Vale o teu alerta. Pena não haver ninguem responsável por simplesmente acabar com esse negócio sujo.

Bjs