Wednesday, May 09, 2007

massacre no canil de beja

Retirado de greentea
O Correio da manhã , na sua edição de dia 11 de Maio divulga os acontecimentos


Há dias ouvimos falar que na China em pleno século XXI e a dois dias dos Jogos Olimpicos, milhares de cães foram barbaramente arrancados aos seus donos , espancados e mortos. Hoje, outra noticia, dá conta das atrocidades praticadas no Canil Municipal de Beja, conforme divulga a SOUKHA.No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.

sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).
Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro. Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais. Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para

geral@cm-beja.pt.

acompanhem a evolução e declarações do presidente da cmb,

em http://pracadarepublica.weblog.com.pt/

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=73&c=1


fasesdalua08@blogspot.com



8 comments:

Al Cardoso said...

Que tristeza!!!

Estou solidario com a causa.

Passe pelo http://aquidalgodres.blogspot.com/
Tem la uma referencia e a razao do meu "roubo".

Um abraco serrano.

aminhapele said...

Gostei de passar por este "sitio".
Lamento que tenha sido a barbárie a trazer-me aqui.
Mas venho de visita mais vezes.
Um abraço.

avelana said...

al cardoso

estou chocada com este massacre; têm de ser criadas condições para evitar q esta cena se repita!!!!!!

avelana said...

volta sempre , a minha pele

mas por outros bons motivos

Zig said...

Obrigado pela visita ao meu blog e pela informação. A nossa presidente já foi contactada pelos principais jornais nacionais! Agora aguardamos o que a vereação da CMB tem nos a dizer....

ॐ Hanah ॐ said...

Bem hajas !!!

Feliz Dia das Mães... Em todos os sentidos!!!!

Beijão

kurika said...

Fico muito triste com tudo isto. Para mim os animais são tratados como pessoas, com carinho.

Fere-me o coração o que descreves, não consigo ler tudo.

Lamento, muito...mesmo!!

Bjs

Bom fim de semana

fernanda said...

Como é possível que uma instituição dependente de uma Camara Municipal deste País dê um exemplo destes. Como querem que as pessoas mais insensíveis passem a tratar melhor os animais?
Com atitudes destas não sera possível!
O exemplo tem de vir de cima!
Simplesmente vergonhoso!Ninguém é responsabilizado?