Tuesday, May 22, 2007

Tintinolho

IV Subida da Calçada Romana do Tintinolho
Aldeia Viçosa – Guarda
IV Campeonato Nacional de Corrida de Montanha

Irá decorrer no dia 26 de Maio de 2007 a IV Subida da Calçada Romana do Tintinolho (Aldeia Viçosa – Guarda). Simultaneamente a Federação Portuguesa de Atletismo fará disputar o seu IV Campeonato de Corrida de Montanha. Nesta mesma competição a Associação de Atletismo da Guarda, fará disputar o seu IV Campeonato Distrital de Corrida de Montanha.
Consulte aqui o percurso e perfil da subida da Calçada Romana do Tintinolho
Informações
http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idEdicao=51&id=566&idSeccao=625&Action=noticia

Há dias tinha falado neste percurso, por onde andei em dias de Invernia. Agora, acabei de saber que se vai realizar esta prova de atletismo, inserida no Campeonato Nacional.
Não deixe de ir até lá. Disfrute !

Sunday, May 20, 2007

Seja a mudança

A MUDANÇA COMEÇA EM CADA UM DE NÓS
"SEJA A MUDANÇA QUE QUER VER NO MUNDO”
MAHATMA GHANDI

Esta é uma frase que há muito me acompanha. Como um gene ou um meme...

E o que é um 'Meme'?'
Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".' (definição que circula com a corrente).

Fui desafiada pela hanah

Passo o meu testemunho a

http://aquidalgodres.blogspot.com/
http://pauldospatudos.blogspot.com/
http://anakurika.blogspot.com/
http://zigdebeja.blogspot.com/
http://bonecosdepano.blogspot.com/


Friday, May 18, 2007

Tuesday, May 15, 2007

peça ao papa

PEDIMOS AO PAPA BENTO XVI QUE NÃO USE PELE DE ARMINHO...
Por favor, clique no link abaixo e assine

TEXTO TRADUZIDO DA PETIÇÃO ACIMA:

Querido ser humano Compassivo,

O Papa Bento XVI tem usado um chapéu aveludado vermelho feito com pele de arminho branco. Esse chapeu é conhecido como "camauro". O chapéu era comumente usado por Papas no período medieval para manter a cabeça deles aquecida durante eventos ao ar livre nos meses de inverno. Em ocasiões especiais, como audiências oficiais com os chefes de Estado, o aCtual Papa Bento XVI usa também uma capa vermelha enfeitada com pele branca.Talvez sua Santidade, o Papa, não saiba que os animais são esfolados vivos para a retirada da pele. Assinando esta petição, você estará pedindo a sua Santidade o Papa para não usar pele de verdade. Há falsa pele de raposa de qualidade excelente que pode ser usada para o equipamento oficial dele sem acarretar na crueldade que vai além da decência humana. Ou ele pode escolher não usar nenhuma pele.

Uma vez informado, a sua Santidade seguramente concordará que animais são as criaturas de Deus e merecem ser tratados com compaixão, o dogma mais sagrado dos ensinos de Cristo. Você também pode escrever a ele pedindo, com suas próprias palavras, que ele deixe de usar pele. Este seria um sinal para que as igrejas católicas ao redor do mundo possam refletir e preservar a santidade de todas as criaturas de Deus.Para saber mais sobre o sofrimento dos animais na retirada de pele, por favor acesse o documentário abaixo pela "LESTE Internacional e A Agência de Proteção Animal" suíça.
As imagens neste link podem ser muito fortes para alguns, então por favor esteja atento:

VÍDEO:http://www.animal-protection.net/furtrade/movie.htm

RELATÓRIO:http://www.animal-protection.net/furtrade/report_fur_china.pdf

ESCREVER UMA CARTA, E EMAIL:http://www.antifursociety.org/POPEvsFUR.html

Obrigado,

A SOCIEDADE ANTI-PELESwww.antifursociety.org

retirado DAQUI

Saturday, May 12, 2007

PELOS ANIMAIS


Nós, humanos, somos os responsáveis por este trágico ciclo de reprodução, abandono e morte. É nossa responsabilidade combater o problema pela raiz.
Obviamente que o problema da superpopulação de animais não será resolvido de um dia para o outro, nem por decreto. Será naturalmente necessário percorrer um longo caminho. Nesse caminho, inclui-se a necessidade de ter canis/gatis municipais com condições dignas para os animais e a exclusão do abate como forma de controlo populacional. Outras medidas de uma política coordenada de controlo populacional incluem:
- informação e educação das pessoas que têm animais, no sentido de esterilizarem os seus animais e não os abandonarem
- punição eficaz a quem abandonar animais
- promoção de programas de esterilização públicos e privados
- promoção activa da adopção dos animais nos ganis/gatis
- desincentivo da venda de animais

Têm sido desenvolvidos com êxito programas de controlo populacional (sem recurso a abate de animais) em várias partes do mundo, incluindo países com escassos recursos financeiros como, por exemplo, a Costa Rica.
Não há nenhum motivo para que não se consiga fazer o mesmo em Portugal; o comodismo e a falta de competência não são desculpa.

Os vapores das comidas com carne obscurecem o espírito. Dificilmente pode ter-se virtude se se desfruta de comidas e festas em que haja carne. No paraíso terreno não havia vinho, nem sacrifício de animais e tão-pouco se comia carne.
São Basílio
A associação Pelos Animais criou uma petição
"Pelo Tratamento Condigno e Pelo Fim do Extermínio dos Animais em canis/gatis Municipais"
que foi apreciado pelo plenário da Assembleia da República no dia 4 de Maio.Poderá acompanhar o excelente trabalho desta associação
em:

http://www.pelosanimais.org.pt/iniciativas/peticao_canis
Conheça a resposta da Câmara Municipal da Guarda a uma petição da Assembleia da República

Wednesday, May 09, 2007

massacre no canil de beja

Retirado de greentea
O Correio da manhã , na sua edição de dia 11 de Maio divulga os acontecimentos


Há dias ouvimos falar que na China em pleno século XXI e a dois dias dos Jogos Olimpicos, milhares de cães foram barbaramente arrancados aos seus donos , espancados e mortos. Hoje, outra noticia, dá conta das atrocidades praticadas no Canil Municipal de Beja, conforme divulga a SOUKHA.No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.

sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).
Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro. Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais. Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para

geral@cm-beja.pt.

acompanhem a evolução e declarações do presidente da cmb,

em http://pracadarepublica.weblog.com.pt/

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=73&c=1


fasesdalua08@blogspot.com



Thursday, May 03, 2007

Vias Romanas

As condições que o concelho apresenta não são as mais propícias à instalação de uma comunidade humana, todavia alguns elementos permitem datar uma presença humana em épocas remotas, como o final do Neolítico, princípios do Calcolítico, com um testemunho funerário, a anta de Pêra do Moço (freguesia de Pêra do Moço), datada do IIIº milénio.
Por todo o concelho encontram-se vestígios da Idade do Bronze e do Ferro, em sítios com uma defensabilidade natural, dominando vastos vales. Esta presença está, sem dúvida, relacionada com a prática da mineração, nomeadamente do ferro e do chumbo, e o controlo das portelas naturais, por onde circulavam as rotas do minério.(www.mun-guarda.pt)
*para quem não conhece, Pera de Moço fica a uns 2 kms de Avelãs de Ambom.*


As Vias Romanas

Hipotética via entre Pinhel e Trancoso

Valbom, Pinhel (Villa da Qta. do Prado Galego) Ponte Medieval de Valbom sobre a rib. do Porquinho Sta. Eufémia Póvoa de El-rei, Pinhel Ponte Medieval dos Carvalhais, Póvoa de El-Rei sobre o rio Massueime Trancoso

Hipotética via entre Pinhel e a Guarda

Vascoveiro, Pinhel Ponte Romana? dos Moiros sobre a rib. de Malados, Qta. da Escorregadia, Vascoveiro Manigoto Lamegal, Pinhel Ponte Medieval sobre a rib. da Pega, Lamegal Argomil, Pomares Menoita, Pêra do Moço (calçada passa no alto do monte) Jarmelo (calçada até Mileu)Arrifana Póvoa de Mileu (povoação romana na Av. Cidade de Waterbury) Guarda

ou por esta variante mais a poente:em vez de atravessar o rio Massueime em Póvoa de El-rei seguia para sul por Cerejo (Ponte Pedrinha), Alverca da Beira, Avelãs da Ribeira (Ponte Romana?) e Prados, Freixedas Alverca da Beira Avelãs de Ambom (calçada junto ao rio Massueime) até ao Porto da Carne

Da Guarda poderia continuar por Panóias de Cima, Pousafoles do Bispo (Castro do Cabeço das Fráguas) e Pena Lobo até Sortelha (calçada do cemitério à rib. da Cal) contornando Serra de S. Cornélio pelo poente.
viaromana

(O Tiago a passear na Calçada Romana em Tintinolho - as duas últimas fotos são minhas)