Wednesday, August 30, 2006

e do velho se faz novo...




... uma medida para dar condições para que mais pessoas possam aqui residir permanentemente, uma vez que têm sido recuperadas casas, mas para férias e fins-de-semana”, refere Luís Figueiró.O autarca acredita que não faltarão interessados na aquisição de lotes para construção, adiantando que “à medida que vamos falando no assunto, as pessoas vão perguntando quanto pode vir a custar cada um e quando é que o loteamento estará pronto”. “Até pessoas de fora da aldeia têm perguntado”, adianta. Avelãs de Ambom fica a cerca de dez minutos de distância da cidade da Guarda e possui 70 habitantes. “Se ganharmos um melhor acesso à cidade, com as negociações que estão em curso e as reivindicações, [a venda dos lotes] pode ser mais um atractivo para algumas pessoas construírem casa numa aldeia tranquila, com todas as condições, que fica próxima da cidade e com bons acessos para todo o lado, para Trancoso, Celorico da Beira, Pinhel e Guarda”, observa Luís Figueiró, Presidente da Junta de Freguesia.


A Junta de Freguesia também tenciona criar um parque de merendas no local onde existe um miradouro natural, através de uma candidatura ao Programa AGRO.Luís Figueiró também fala na necessidade de proceder à limpeza dos caminhos agrícolas “para permitir um mais fácil acesso aos terrenos e combater os incêndios”. Por outro lado, aponta que os espaços públicos da localidade merecem outra atenção, mas “não há um funcionário nem dinheiro para contratar uma pessoa que possa tratar deles”. Quanto a outros projectos, a Associação Para a Promoção Social, Cultural e Ambiental apresentou uma candidatura ao programa PARES do Ministério do Trabalho e da Solidariedade para reconstruir a antiga Casa Paroquial e instalar um Centro de Dia, e a AVELANA – Associação Florestal da Serra da Lomba, pretende criar uma equipa de sapadores florestais. A antiga Escola Primária, que está fechada há cinco anos, poderá vir a ser aproveitada para fins sociais ou culturais. Algumas mulheres de Avelãs de Ambom dedicam-se ainda ao fabrico de mantas artesanais, utilizando teares tradicionais.


Tuesday, August 29, 2006

visita pela aldeia









avelãs de ambom espera o seu comentário, a sua visita.
è uma aldeia acolhedora, verde. granitica, em reconstrução, em renovação - as novas gerações começam a despontar, aguardando a sua chegada...
Na Primavera semeamos, no Verão colhemos e no Inverno , quando a neve cobre os nossos telhados ficamos simplesmente à lareira contando histórias de encantar enquanto algumas mulheres ainda se sentam junto aos teares tecendo mantas artesanais; as mais velhas fiaram o linho , agora bordam-no ou aplicam rendas de que só elas conhecem a urdidura...

Monday, August 28, 2006


Lote com 2.070 metros quadrados vai a hasta públicaJunta de Avelãs de Ambom vende terreno para fazer obrasA Junta de Freguesia de Avelãs de Ambom, no concelho da Guarda, vai vender um lote de terreno, em hasta pública, para poder arrecadar receitas e realizar obras que são necessárias na aldeia. (Noticia de "O Jornal A Guarda")

Friday, August 25, 2006

tempos de mudança












UMA ALDEIA QUE NÃO PAROU NO TEMPO...
apesar da idade avançada de muitos habitantes, apesar de grande percentagem de mulheres sós, da reduzida taxa de natalidade, das muitas portas que se fecharam, incluido a da ESCOLA PRIMÁRIA, a aldeia de Avelãs de Ambom não parou no tempo!

Sunday, August 20, 2006