Thursday, December 14, 2006

AS JOANINHAS

Domingo de manhã, cheio de sol, temperatura primaveril em pleno mês de Novembro. O desconserto metereológico talvez explique os morangos floridos nos talhões ao lado, onde despontam as ervilhas e as favas, sementeiras que o Inverno consente. Sorin inicia a limpeza do terreno , mas o pousio endurece os solos, seduz ervas daninhas. Em pouco tempo, o cabo da enxada marca as mãos do jovem horticultor.
Sorin ainda não domina o gesto de cavador. A ajuda de um hortelão vizinho dissipa as dificuldades da primeira vez. No talhão, na devida época, vai semear beringelas, tomates, cebolas, cenouras, salsa, sem esquecer as plantas aromáticas.A consociação de produtos num pequeno espaço agrícola é arte. Uma arte que se aprende. A Lipor, depois de ceder o terreno, dá formação aos horticultores: seis sessões, espaçadas, sendo a primeira sobre compostagem. Nas hortas biológicas está vedado o uso de produtos químicos, a fertilização faz-se a partir da matéria da compostagem - adubo natural, produzido a partir de folhas, aparas de relva do jardim, restos de comida e outro lixo doméstico.
Arte harmoniosa
Nas hortas há locais próprios para compostagem: aí, lentamente, o lixo transforma-se em adubo, em terra fértil, e reentra no ciclo da natureza. Sorin Dinca apreenderá depois, como todos os iniciados no cultivo da terra, que, por exemplo, junto às alfaces deve semear os alhos. É uma questão de boa e protectora vizinhança: a rama dos alhos cresce e forma uma espécie de rede, que impede os pardais de debicarem as tenras folhas de alface.O jovem gestor ficará ainda a saber como se combatem os insectos nocivos sem fustigar a horta com pesticidas. Uma arte antiga, perfeita, harmoniosa: as plantas aromáticas afugentam os insectos indesejáveis. Por isso mesmo, em todas os talhões há alecrim, tomilho , alfazema, etc. Os cravos túnicos também "impedem a bicharada de entrar na horta". Quando os piolhos atacam as favas, se houver joaninhas por perto, a praga não alastrará. Como se cativam as caprichosas joaninhas, que comem os piolhos? Com alecrim. Na sebe desta planta aromática encontram abrigo seguro.
Saiba mais, AQUI

7 comments:

Al Cardoso said...

Nas nossas terras com tantas hortas ao abandono, todos poderiamos fazer o mesmo, comeriamos mais saudaveis e poupariamos alguns "euritos", mas a malta mais jovem esta virada para outras "modas".
Eu aqui onde resido tento fazer algo do genero so que o quintal e muito pequeno e a epoca agricola e muito curta, no entanto e gracas ao aquecimento global, consegui este ano comer tomates da "horta" ate ao principio de Dezembro.

Um bom Incentivo este "post"

Um abraco fornense.

wicky said...

ora que maravilha , se todos tivéssemos a horta do al cardoso!!
qd era pequena havia muitas joaninhas ,,,depois deixei de as ver, foram desaparecendo

MiaHari said...

Que belo, este texto!
Com ele aprendi! Obrigada!
Beijinho de Boas Festas, um Natal com saúde, amor e Paz.

a d´almeida nunes said...

Vi, há dias, uma borboleta. Mas, ultimamente, não as tenho visto tanto como antigamente.
Só muito raramente.
E não uso pesticidas no meu jardim!
Os tempos que correm não estão de feição, concerteza!
Um abraço
António

Xica said...

Bem a semana passada não conseguia aqui postar. Aparecia um qualquer erro.
Nós lá em casa tb temos um local de compostagem a que aqui chamamos esterqueira. Com isto, e porque também separamos o restante lixo p levar p os ecopontos, pouco lixo fazemos que não possa ser colocado num ou noutro local.
Espero q a agricultura biológoca vingue, p bem do ambiente, p o nosso bem e p q as gerações vindouras tenham pelo menos o que ainda temos.
Beijitos.

Tozé Franco said...

Bom Natal. Quanto mais ecológico melhor.
Um abraço.

Maria Cristina Amorim said...

já tentei ter um canto para a compostagem, mas penso que a terra do quintal não era lá grande coisa, porque nunca consegui ter nada de geito, mesmo utilizando o comporto organico.
Agora mudei de casa e o quintal é muito mais pequeno e não dá para isso. Tenho pena.
Já agora , gosto muito de joaninhas, e sempre que as apanho vou pô-las nas minhas plantas pois elas acabam com os afidios.