Wednesday, October 04, 2006

ORIGENS



Guarda, cidade mais alta de Portugal, enaltecida por poetas e artistas, ergue-se a 1056 m de altitude na vertente noroeste da cadeia montanhosa da Serra da Estrela e é conhecida como a cidade dos 5 F's: FARTA, FORTE, FRIA, FIEL e FORMOSA, mantendo ainda estas características. FARTA, pois desde sempre os vales do Mondego a encheram do necessário; FORTE, porque da sua fortaleza falam os troços e portas das muralhas, bem como a Torre de Menagem e a Torre dos Ferreiros; FRIA, pois o clima tipicamente montanhoso assim o determina; E do século XIV lhe advém a designação de FIEL porque o alcaide Álvaro Gil Cabral, durante a crise de 1383 – 85, se negou a entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela; Finalmente FORMOSA pela beleza natural que a envolve. Em locais escarpados da Beira Interior, abundam vestígios que comprovam a ancestralidade do Homem nesta região. Do século V (a. C.) sobrevivem vestígios de povoados protegidos por muralhas no cimo das montanhas. Diz a História que em Novembro de 1199, D. Sancho I – O Povoador, 2º Rei de Portugal, concede Foral à Guarda. Também pela sua mão, e com autorização do Papa Inocêncio III, se deu a transferência da sede da antiga diocese Visigótica da Egitânia para a GUARDA .

Em referência à antiguidade da Guarda, diz Fr. Agostinho de Santa Maria no seu " Santuário Mariano" ela não foi só grande povoação em tempo dos godos, mas já seria grande no tempo dos romanos".
É sabido que à dominação dos Godos sobreveio a dos Árabes que assolam a região dos Hermínios, indo os seus habitantes refugiar-se nos pontos mais altos das suas montanhas, onde vivem à sombra protectora dos seus castros e citânias.
Diz o historiador, investigador e etnógrafo Virgílio Afonso, no seu livro "
A Guarda e os Amores da Ribeirinha":
"Ora os "castros" eram fortificações que os antigos povos (especialmente celtas, lusitanos e romanos) construíram em lugares elevados, formando à sua volta as suas casas circulares, protegidas por fossos ou cursos de água e outros sistemas defensivos. Muitas ruínas desses " castros " se identificam no concelho da Guarda, e assim temos o Tintinolho para os lados do rio Mondego (proximidades de Cavadoude, vigiando os castelos da Guarda e de Celorico da Beira); os Castelos Velhos, junto à Póvoa do Mileu (sobranceiro); Tins e Picoto, na zona de Mondego e Sobral da Serra; o Forte Velho, a primeira fortaleza da Guarda, antes de existir o castelo de D. Sancho II o Jarmelo, com ruínas de muralhas lusitanas e romanas, e ainda os pequenos castelos do Alvendre, de Avelãs de Ambom, Codeceiro, Rochoso, Arrifana, Vila Fernando e Maçaínhas e o "castro" do Caldeirão".
Ainda a propósito da antiguidade da Guarda refere o eminente arqueólogo Dr. Adriano Vasco Rodrigues, no volume " Monografia Artística da Cidade da Guarda ".
"Carlos de Oliveira nega, na região, quaisquer vestígios de romanização. Contudo eles existiam visíveis em 1941 e 1942, data em que este autor escreveu os sete artigos para a " Altitude ". Refiro-me às vias romanas, das quais aqui existem vestígios. O principal é o daquela que saindo de Mérida, seguia até Astorga.
AQUI

13 comments:

greentea said...

lindas fotos a ilustrar um texto que nos leva aos primordios da fundaçao da Guarda e das Avelas, por vales e montes, atraves da via romana traçada ate Merida com as lajes ainda em optimo estado ...pena nao ser mais acessivel!!

Pitanga Doce said...

Tenho gratas recordações da Guarda. Quando fui ao Alentejo, sozinha com o rapaz, fui pela Serra. Covilhã, Guarda, Fundão, Castelo Branco, Évora Monte, Portalegre etc. E o rapaz só queria ver os castelos! Até pensei que quisesse ser professor de História, mas depois foi pra Biologia. Bons tempos quando o rapaz andava comigo!
beijos

Verena Sánchez Doering said...

que hemosas imagenes regalas, se ve un lugar maravilloso
un abrazo y que estes muy bien
besitos


besos y sueños

Gracinha said...

Que fotos maravilhosas, sem dúvida a tua terrinha é um encanto, orgulha-te dela!

Vim retribuir-te a vizita, gostei e voltarei!
Beijinhos

avelana said...

obrigada, sabr. Boa noite

avelana said...

ainada bem q gostas green

o teu post de hoje esta optimo tb

avelana said...

o antonio,
tu que tens coisas lindissimas no post... ate fico confusa, tem do de mim que apenas fiz as fotografias e seleccionei uns textos q outros fizeram. Um abraço para ti

avelana said...

pitanga

ainda bem que gostas da Guarda que esta tao alterada e tem tido tantos mehoramentos...
tens de nos vir fazer uma visita

avelana said...

freyja
portugal tem sitios maravilhosos e esta zona e assim cheia de contrastes , de grandeza, de uma beleza agreste e dura.
beijos para ti

avelana said...

graça

a minhaaldeia e bonita sim e estamos a recupera-la para a tornar ainda mais acolhedora...

Rosmaninho said...

Avelana

Passar por aqui e conhecer as origens é mesmo muito bom!

Da Guarda todos nos devemos orgulhar!
Boa Gente, a da Guarda!

~*Um beijo*~

avelana said...

pirata

esta nas minhas intençoes dar essa indicação

Este fim de semana decorrera a Assembleia geral, definindo-se a data em que sera realizzado o Magusto que tradicionalmente fazemos e que devera ocorrer no primeiro fim de semana de Novembro

Ficam desde ja convidados; oportunamente daremos\ pormenores e horas e local da Confraternização. Aqui todos sao primos e primas, familias mais proximas ou um pouco mais afastadas mas todos são parentes ... Locais de reuniao - o Largo da Igreja ou as instalações da Junta e da Associação que tem um salaõ de convivio , com Bar, Jogos, internet gratuita e onde se realizam jantares, sardinhadas e outrso...
Veremos onde se fará este e as actividads.

Os trabalhos por nós realizados estarão tb expostos e aceitamos encomendas do que não houver disponivel. As casas que estão para recuperação e que poderão ser vendidas estão tb disponiveis para ser visitadas.

Clotilde S. said...

Gosto de revisitar estas paisagens contigo.
Lindo!
beijos de bom domingo!